fevereiro 17, 2006

carpe diem .. que a vida não chega.

.
Hoje amanheci com a tragédia de alguém que estimo e não páro de pensar nisso. Na precaridade da condição de vida e na forma como nos tornamos sobreviventes do momento que separa o 'fui' com o 'já era'.. Não é preciso muito, de facto, para deixarmos de ter passado e futuro, miscelando tudo num 'melting pot' infernal de soros, plaquetas, plasmas e anticorpos, chamados a fechar feridas. Feridas que suturam o passado e engolem o futuro agora dilatado num presente interminável. O tempo não passa quando queremos curar-nos e foge quando queremos segurá-lo.
Quem diabo escolhe estes instantes em que vidas se decidem?.. E o critério, qual é?
Por mais cuidadosos que sejamos com os comportamentos e os riscos, por mais que evitemos os males conhecidos, por mais que amemos o próximo e exercitemos a moral dos valores cristãos.. por mais e mais e mais que.. ainda não chega!? Não é justo.
Nascemos para morrer?
[por isso] Não faz sentido que ignoremos constantemente a precaridade da condição de sobrevivente à imprevisibilidade do quotidiano dos dias que amanhecem normais e acabam com a normalidade dos dias futuros; que nos perdamos no luxo das considerações e dos 'ses' e se aja tão pouco.

De tudo,
ao fim e ao cabo,
a morte..
De sempre,
presente,
à distância de um segundo,
a morte.
Tudo acaba aqui.
Serão mais afortunados os que partem depressa.. Sem tempo para se arrepender?..
Às vezes o significado de uma vida está naquele momento em que pensamos: “se tivesse mais tempo..” ..
No momento em que já não podemos fazer mais nada é que a “vontade” nos ocorre.
Nascemos para morrer e enquanto vivos, desleixamos a felicidade ao jogar fora oportunidades de sermos felizes, de corrigir o mal que fazemos, de nos sentirmos humanos e VIVOS, como se soubéssemos que temos tempo de sobra antes do fim de tudo..

Só os fundamentalistas pensam que não morrem e têm tempo para gastar em manobras de causas insolvíveis. ..

Numa exitência perecível, criar(1) é a única forma de passar além da vida e sobreviver.
.. na obra e na memória do tempo.
(1) "Criar" v. tr. dar existência a; tirar do nada; gerar; produzir; promover a procriação de; amamentar; alimentr para desenvolver; inventar; fundar; educar; ... refl. alimentar-se; sustentar-se; nascer; originar-se; produzir-se; ..
Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora.